Como o Ar Condicionado Quente e Frio Funciona?

Basicamente, é a inversão dos papéis entre as unidades evaporadora e da condensadora:

Entenda mais clicando neste artigo.

Como pode o equipamento de ar condicionado aquecer o ar?

  • A função primária do ar condicionado é, por padrão, resfriar o ar. Isso quer dizer que todo aparelho que oferece a opção de ciclo quente, também possui a opção de resfriar o ar - e sim, todo aparelho que possui o ciclo somente frio, possui também a capacidade de aquecer o ar! - Porque então todos os aparelhos não fazem as duas funções por padrão? A resposta é simples: é mais uma questão comercial, vejamos à seguir:

    • Um aparelho de ciclo somente frio sopra, evidentemente, ar frio para dentro do ambiente e, em contrapartida, ele também sopra ar quente, porém, para fora do ambiente. Isso se deve ao fato de seu funcionamento se dar por troca de calor. É um circuito que "gira" o gás que vai da unidade externa para a unidade interna e assim por diante, sempre em um mesmo sentido que produz esse comportamento (frio para dentro e quente para fora);

    • Para que o aparelho possa, então, inverter os papéis e gerar ar quente dentro e frio fora do ambiente, basta inverter o sentido do circuito do gás. Porém, para que isso seja viabilizado, deve-se agregar mais tecnologia ao aparelho tanto em termos eletrônicos como mecânicos: Por exemplo, a válvula que inverte o sentido do gás além de instruções no chip do aparelho - e isso faz com que haja maior valor agregado e, portanto, o valor para aquisição aumenta. Como nem todos precisam ou desejam aquecer o ambiente, por vezes; é prudente que se tenha as duas opões.

Poderia então haver um ar condicionado que por padrão o ciclo fosse quente e, opcionalmente, possuísse o ciclo frio?

  • A resposta é, obviamente, sim! Todavia para o aquecimento existem aquecedores com tecnologias mais difundidas e até mesmo mais interessantes para esse fim, como aquecedores à gás GLP utilizados em países com predominância de frio pela maior parte do ano, sendo uma necessidade vital e não uma questão de conforto - tais tecnologias se tornam mais interessantes principalmente em locais com energia elétrica mais onerosa e visto baixo nível de falhas do sistema que é bem mais simples, visto o uso contínuo do recurso.