O que é o Ar Condicionado Split?

Basicamente, é um aparelho dividido em duas partes:

  • Unidade interna (avaporadora / evaporador / 'indoor unit')

  • Unidade externa (condensadora / condensador / 'outdoor unit')

As partes devem ser interligadas por tubulação de ida e retorno de gás e cabo de comunicação entre as unidades; além da realimentação elétrica da unidade que recebe o ponto de energia principal (do quadro de distribuição do local) para a outra unidade (geralmente é feito em conjunto com o cabo de comunicação).

Por que duas unidades para um aparelho?

  • Isso se deve à troca do calor: o gás é comprimido pelo motor compressor na unidade externa e enviado à unidade interna - quando o gás é comprimido, suas moléculas estão desaceleradas, ou seja, o gás fica frio. Ele (o gás) circula assim pela serpentina da unidade interna e o ar ambiente é forçado a passar através dela, havendo então troca de temperatura, ou seja, o ar fica mais frio e o gás mais quente. Esse gás então é enviado de volta para a unidade externa que faz o mesmo com objetivo contrário, forçando o ar externo a passar pela serpentina da unidade tornando-o mais quente e o gás mais frio, antes de ser novamente comprimido e ainda mais resfriado para retornar à unidade interna. É como se fosse uma forma de pegar o calor de dentro do ambiente e jogá-lo para fora do ambiente, em um ciclo constante. Por isso é de extrema importância que a unidade externa possa captar ar fresco estando em um local arejado, para que se facilite a exaustão e o ar quente possa ir para a atmosfera sendo expurgado pela hélice frontal captando ar renovado passando através da serpentina pelos lados e por detrás.

E aquele aparelho compacto que atravessa de dentro para fora?

  • Muitos o conhecem bem; ou ao menos, já viu um desses - seu nome é ACJ (Ar Condicionado de Janela). Apesar do nome, ele também pode ser instalado em vão aberto em parede. Também é chamado de ar condicionado de gaveta (mais em algumas regiões que em outras no Brasil). Fato é que o split nasceu como uma evolução à este tipo de aparelho de que necessita atravessar de dentro para fora do ambiente, não oferecendo uma instalação tão flexível quanto ao split e até gerando problemas (como em ambientes que não fazem divisa com áreas externas) - contudo, também se baseia no mesmo processo e, a diferença; é que as unidades interna e externa estão juntas em um mesmo chassi (bandeja de metal que as une) e envelopadas pela carcaça, porém, isoladas internamente uma da outra.